Ah, o MSX! Aquele computador que era a última palavra em tecnologia... se você estivesse na década de 80 e considerasse um toca-fitas como sinônimo de modernidade. Agora, imagine combinar esse pedaço glorioso de nostalgia com o jogo de estratégia mais antigo e cerebral do mundo: o xadrez. Porque, claro, o que poderia ser mais divertido do que passar horas tentando fazer o cavalo dar aquele L (sim, cavalos FAZUELI) maluco num computador que provavelmente tem menos poder de processamento que a sua cafeteira?
O jogo começa e as peças parecem ter sido desenhadas por um artista que só tinha acesso a três cores e meio. Sim, meio, porque acredito que a quarta cor desistiu no meio do caminho. Os peões parecem mini torres de Pisa inclinados, prestes a cair a qualquer momento. E os reis? Bem, parecem mais com confeiteiros segurando um grande rolo de massa.
A IA (Inteligência Artificial) é bem... como posso dizer... desafiadora? Quer dizer, se você considerar "desafiador" ser jogado para os lobos famintos enquanto está amarrado com fita crepe. Você pode até pensar: "Ah, vou fazer aquele lance famoso da rainha e do bispo", mas o computador, com sua estratégia impecável de "vou apenas mover peças aleatórias e esperar que você erre", te surpreende a cada jogada.
E o som? Ah, meus caros, o som é uma obra-prima. E por obra-prima, quero dizer um loop eterno de beeps e boops que faria até o Lionel Richie dizer: "Não, obrigado, eu passo". E olha que ele já cantou "Hello, is it me you're looking for" para uma estátua!
Mas sabe o que é o mais incrível desse jogo? Ele tem o poder mágico de te transportar para uma época onde você realmente acreditava que estava vivendo o auge da tecnologia. Uma época onde tudo era mais simples, e um jogo de xadrez pixelizado era a coisa mais legal que você poderia ter.
No final das contas, jogar esse xadrez no MSX é uma experiência. Pode não ser a melhor experiência, mas com certeza é uma que você não vai esquecer. Principalmente se tentar jogar ouvindo Lionel Richie - porque aí, meus amigos, você realmente merece uma medalha!