Por tudo que é sagrado, vejam quanta inovação a konami INTRODUZIU neste jogo: primeiro temos uma apresentação contando a história, ao contrário dos gradius de arcade que não tinham história nenhuma. E que história, meus amigos: o maléfico Dr. Venom (shshsafsfaerjaijroqjt), um homenzinho verde que às vezes tem cinco olhos e às vezes apenas dois (de acordo com a vontade dos desenhistas da konami), traiu a agência de ciência espacial! O malfeitor uniou-se aos bacterions e decidiu ajudá-los na invasão aos 7 planetas do sistema não sei o que. Cabe a você, no papel de James Burton (sim, o mesmo caminhoneiro do filme aquele do bairro chinês com o Henry Lo Pan), pilotar a nave Metalion e libertar todos planetas.
Em segundo lugar, dependendo da nacionalidade da máquina, o jogo é traduzido automaticamente de japonês pro inglês, tendo seu título e apresentação devidamente adulterados. Nem preciso dizer que na versão internacional ocorrem cortes pra economizar memória, pois OS OCIDENTAIS NÃO SÃO MERECEDORES!
Temos ainda um novissimo chip de som da konami com capacidade para 8 canais usado pela primeira vez. Seu msx vai parecer uma latrina assobiando, tamanha a qualidade das composições, é impressionante.
E por fim, temos inovações na própria jogabilidade em relação ao Gradius anterior: as fases são exclusivas do msx, os mestres são diferentes e, ao derrotá-los, podes entrar dentro deles para tentar capturar uma das armas secretas que ampliam teu poder de fogo. Ou pelo menos para proporcionar-lhes prazer antes deles explodirem.
Pra fodanchar com maior delícia, após completar as 7 fases tens que passar de novo por elas em ordem inversa, e com dificuldade aumentada, antes de enfrentar o ultimo mestre.
Reconheço que a dificuldade deste jogo é extrema, mas não é impossível, eu mesmo venci duas vezes (sem continues, é claro, Rogilio) na época em que meu drive estragou e todos meus outros cartuchos estavam com o Heitor, de modo que eu não tinha mais o que jogar.
Pra época era bom. O único problema é o scroll GROTESCO que te sacaneia muito e te faz bater no cenário.
E quanta diversão havia em ver o Rogilio jogando com truquezinho de invencibilidade e com fones do ouvido explodindo sua cabeça com a música. Foi o som deste jogo que estragou a vida dele. Dava pra escutar da esquina a música tocando nos fonezinhos.